sábado, 22 de maio de 2010

USHUAIA - UM POUCO DA HISTÓRIA, CURIOSIDADES E UMA VISÃO PARTICULAR

Ushuaia
Coordenadas: 54º 48' S, 68º 19' O
Ushuaia
País Argentina
Fundação 1884
Área: - Total 9 390 km²
População: - Total 45 785 (2001) -
Segundo informaões locais que obtive nesta viagem, a população já passa dos 80 mil habitantes
- Densidade 4,9/km²
- Idioma - Espanhol
Curiosidades
Quem nasce no Ushuaia: Ushuaiense
Fuso horário GMT-3
Chefe do Governo da Tierra del Fuego: Fabiana Rios
Site oficial www.ushuaia.gov.ar
Farol próximo a Ushuaia: Farol do Fim do Mundo



(Um adendo... Dizem que o casal que se beija no Farol do Fim do Mundo fica junto para sempre!!!
Não podia deixar passar esta...



Imagem de satélite da cidade e a baía.


Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo. É conhecida como La ciudad más austral del mundo (A cidade mais austral do mundo) ou La ciudad del Fin del Mundo (A cidade do Fim do Mundo). De fato, apenas a pequena localidade chilena de Puerto Williams está mais ao sul.

O que observamos... Quando falei que gostaria de conhecer Puerto Williams, encontrei muita dificuldade com relação a tudo... Os argentinos morrerm de ciúmes de tudo... Eles não gostam que a gente que está na terra deles diga que quer ir para outra terra, principalmente se for para o Chile... Uma espécie de richa mesmo. Entonces... ficamos pela Argentina e decidimos tirar outra férias para curtir o Chile depois.
Voltando a história que pode ser conferida também na Wikipedia...  Ushuaia encontra-se nas coordenadas 54°48′57″S, 68°19′04″W, sobre o limite setentrional do Canal de Beagle, localizada a sudoeste da Ilha Grande da Terra do Fogo, no departamento de Ushuaia do qual a cidade de Ushuaia é capital.

Mais observação: Ushuaia está bombando de bancos! Deve ter uns 30 bancos na cidade... De todos os lugares do Mundo! Mas não tem Bradesco, nem Itau...rs. O dinheiro que corre aqui se dá por ter uma Zona Portuária fortíssima, além do turismo que só cresce. Uma loucura... Tem mais banco que restaurante!
O departamento possui uma superfície de 9 390 km² e tem, de acordo com o censo de 2001, 45 785 habitantes, o que lhe confere uma densidade demográfica de 4,9 hab/km². Mas segundo projeções de 2009, a cidade pode possuir cerca de 74 mil habitantes. Este departamento possui um só município, o de Ushuaia, e possui também o porto de águas profundas mais próximo da Antártida.

O nome da cidade provém do idioma indígena yámana: us (ao fundo) e uaia (baía). O nome da cidade se pronuncia em castelhano /uˈswaʝa/.

Aspectos históricos - Os primeiros desbravadores destas terras chegaram a pé ao que é hoje a Ilha Grande (ou Isla Grande, em espanhol), há mais de onze mil anos. Foram caçadores nômades que vieram do norte, dispostos a sobreviver com os recursos naturais de um espaço que ainda se mantinha conectado à Patagônia Continental. Tempos depois, chegou uma segunda onda de desbravadores nômades; estes últimos vieram navegando, de ilha em ilha, desde o arquipélago ocidental da Patagônia.

Milhares de anos fizeram com que as águas oceânicas causassem a erosão de uma parte considerável do continente. Violentos movimentos terrestres geraram essa divisão continental, formando uma grande ilha e um passo inter-oceânico.

O homem europeu só conheceria a Ilha Grande da Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães bem mais tarde. Em meados de 1520 a expedição de Fernão de Magalhães ao Sul da América do Sul rendeu as primeiras descrições da Terra do Fogo.

Durante a travessia, os navegantes espanhóis observaram fogo e fumo sobre a costa setentrional, e em virtude disso batizaram a ilha como Terra do Fogo (ou Tierra del Fuego, em espanhol). Com o tempo várias expedições européias permitiram um contato mais direto entre o homem branco e os aborígines.

Uma missão de pastores anglicanos, dirigida por Thomas Bridges, instalou-se na zona do Canal de Beagle em 1869, formando o primeiro assentamento europeu no que compreende, atualmente, o território do departamento de Ushuaia.

A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, e é rodeada pelos montes Martial e Olivia, da cordilheira dos Andes, e pelos férteis e belos vales glaciais.


A humanidade pensa que caminha para o desenvolvimento... pensa que está progredindo... Mas, como ela se engana!!
À medida que o homem branco avançava sobre o território, a vida dos indígenas ia sofrendo gravíssimas perturbações. De vários pontos da ilha, inclusive de Ushuaia, partiam bandos de mercenários contratados por fazendeiros, com o consentimento das autoridades, para exterminar a população aborígine. Já em 1930 quase toda a população aborígine havia desaparecido.

Também teve um outro lado... Com triste fim, igualmente. O homem branco começou a trazer roupas para os índios que estavam acostumados a andar desnudos -aquecidos apenas pelo fogo... Ao colocar roupas, os índios começaram a cair doentes, a roupa não apropriada, naquela época, acumulava umidade e os aborígenes caiam doentes com diversas enfermidades... Pneumonia, resfriados e muito mais, eles não tinham imunidade para vencer estes males... Teve também aqueles que morreram em função de doenças transmitidas sexualmente: sifilis, gonorréia e etc

 
E, como se não bastasse... Mais uma pérola do homem branco... Desta vez contra eles próprios... No início do século XX foi construído nas proximidades da então aldeia de Ushuaia o célebre Presidio de Ushuaia, que funcionou de 1902 a 1947. Posteriormente passou para as mãos da Marinha da Argentina e, após um longo tempo de abandono, foi transformado em um museu, o Museo del Fin del Mundo. O museu exibe, entre outras curiosidades, a linha de ferro mais austral do mundo, que conduzia os presos do Presidio de Ushuaia aos campos de trabalho situados no atual Parque Nacional Tierra del Fuego. Recentemente a linha de ferro foi reativada com propósitos turísticos, conectando o terminal, situado no parque nacional, com a Baía de Lapataia.

Inclusive conta com um CEMITÉRIOS DE ÁRVORES, que eles julgam parte da paisagem... Sem noção! Aliás, não me falem que eles precisavam cortar árvores por isso ou aquilo, porque mesmo nos dias de hoje, essa coisa de acabar com as árvores não acabou nem com o advento do gás para esquentar através da calefação. (Eu chorei quando vi)
Geografia
Climograma de Ushuaia.
O clima de Ushuaia é frio temperado pelo mar, a vegetação da região é o bosque subantartico, com uma temperatura média anual de 4,7 º[Celsius] e uma pequena oscilação anual que vai de 0,5 °C em julho a 10 °C em janeiro. O volume das precipitações na região gira em torno de 574 mm anuais e se divide equitativamente ao longo do ano.

Ushuaia encontra-se a 220 km sudoeste de Rio Grande, outra importante cidade da Terra do Fogo. Ambas as cidades estão unidas pela Rota 3 (estrada Panamericana) que termina na Baía de Lapataia.

Ushuaia conta com boa infra-estrutura hoteleira e gastronômica, onde são servidos pratos tradicionais da região como a centolla, a merluza-negra, os mariscos, os pescados e também o assado de cordeiro da Patagônia. a cidade fica no fim da Argentina.

Para finalizar eles comem cordeiros!! Ovelhas lindas que dariam lã para o resto da vida, viram assados!!!
Poderiam se apegar aos mariscos, massas, pexes ou frangos, no máximo. Pelo menos são animais de sangue frio. Mas, comer carneirinho é forte! Entendo que tem o costume, a cultura... Mas se tudo desenvolve, porque o povo não desenvolve espiritualmente também... A elevação, o conhecimento e a verdade está ao alcance de todos.

ABAIXO: Uma bela amizade entre o cão e a ovelha - ameaçada pela fome cega do homem

Já ouvi e creio que se o homem comesse menos carne, menos guerras haveriam no mundo. E isso explica, de certa forma, a certa necessidade deles demarcarem território como fazem... Em todo lugar você vê manifestos que as Malvinas são deles... Que tudo é argentino.
Interessante, não?

No restante, inclusive porque meu marido me deu apoio incondicional não comendo cordeiro, a viagem foi ma-ra-vi-lho-sa... Posso garantir, que com os prós e contras (no meu ponto de vista), minha alma se enriqueceu com mais esta experiência.
Como diria o poeta: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena"

Ainda postarei as dicas de lugares para comer, comprar, passear e tudo mais aqui de Ushuaia.

A próxima parada? El Calafate. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário